Belo Monte :
petição do Cacique Raoni

Hoje 502905 assinaturas.


Notícias da atualidade

Papa Francisco : pedido de audiência para o Cacique Raoni Metuktire, assinado por representantes de movimentos Indigenas do Brasil

Papa Francisco : pedido de audiência para o Cacique Raoni Metuktire, assinado por representantes de movimentos Indigenas do Brasil

© Planète Amazone

URGENTE: mensagem de video do Cacique Raoni ao papa Francisco.

Brasilia,  21 de julho de 2013.

Santíssimo Padre,

Nos Liderancas Indigenas do Brasil temos a honra de solicitar a Vossa Santidade uma audiência na ocasião da vinda de Vossa Santidade ao Brasil, em julho de 2013, para a Jornada Mundial da Juventude, ao nosso Lider Representante cacique Raoni Metuktire, na qual nos representara.

O Cacique Raoni Metuktire, conhecido no mundo inteiro por seu empenho na proteção da floresta amazônica e dos povos que ali habitam, é o chefe supremo do povo Kayapó, cujas terras ancestrais estão no coração da Amazônia brasileira. Há mais de quarenta anos que ele simboliza a luta incansável contra o desmatamento, e que ele clama pelo pleno respeito dos direitos e da cultura dos povos da floresta amazônica.

Durante o outono europeu de 2012, foi organizado pelo Cacique Raoni a primeira parte de uma campanha de sensibilização de grande vulto, chamada « Urgência Amazônia », destinada a alertar a comunidade internacional. O Cacique Raoni e sua delegação estiveram, então, em vários países europeus e encontraram as mais altas autoridades. Em Paris puderam explicar suas preocupações ao Presidente francês, François Hollande, em Estrasburgo ao presidente da Comissão Europeia, José  Manuel Barroso, em Haia ao governo dos Países Baixos, em Genebra às instâncias da ONU e ao governo suíço… A segunda parte desta campanha está prevista para o outono de 2013, em outros países.

 

A comunidade internacional já se mobilizou, em 1989, quando da primeira campanha internacional do Cacique Raoni. Graças principalmente ao apoio dos dirigentes europeus e do G7, foi possível lançar, em 1992, o Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG7), que é a iniciativa internacional mais ambiciosa de proteção ao meio-ambiente.

Essa ação emblemática do Cacique Raoni Metuktire foi homenageada por inúmeros dirigentes do mundo e, a partir daí, ele não parou de viajar, desde o Japão até o Quebec, sem esquecer a Europa. Neste continente ele foi apoiado pelo Rei da Espanha Juan Carlos, pelos presidentes franceses François Mitterand e Jacques Chriac, pelo Príncipe Charles da Inglaterra, pelo Príncipe Albert II de Mônaco...

Santíssimo Padre, a audiência que hoje solicitamos a Vossa Santidade para o Cacique Raoni Metuktire, seria para ele uma ocasião única de informar plenamente os católicos do mundo sobre a situação dramática atual dos povos da Amazônia, confrontados aos ambiciosos que, sob pretexto econômico, querem roubar-lhes as terras. Vinte cinco anos atrás, em abril de 1989, o Papa João Paulo II concedeu uma audiência no Vaticano ao Cacique Raoni e ao seu acompanhador, o cantor Sting. Este encontro que teve então uma retumbante repercussão midiática produziu efeitos extremamente positivos para a divulgação de questões que, até aquele momento, apenas os peritos conheciam a importância.

Hoje, em 2013, uma audiência concedida por Vossa Santidade ao Cacique Raoni teria peso maior ainda visto que os povos indígenas do Brasil veem seus direitos elementares desprezados pelo poder atual. Ate pouco tempo tivemos uma audiencia com a  presidente Dilma Rousseff, que nos demonstrou sencivel a questao indigena do nosso pais e que nos prometeu acompanhar de perto as questoes que nos afringe, principalmente as questoes de construcao de hidreletricas e demarcacoes de terras indigenas, esperamos  as provas concretas da boa vontade, na qual  a presidente demonstrou aos nossos lideres indigenas. Ate a presente data, o Governo nao paralizou ou parou nenhum projeto impactante aos povos indigenas.

A Jornada Mundial da Juventude é um evento de importância planetária. O mundo inteiro vai dirigir os olhos para o Brasil nesta ocasião, da mesma maneira que o fará durante a Copa do Mundo de futebol, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016. Estes eventos só terão significado se permitirem que este olhar se dirija também para os mais necessitados, para aqueles que o milagre econômico deixou de lado, dentre eles as populações indígenas da Amazônia. Elas estão perdendo tudo para proveito de poucos que, ao mesmo tempo, colocam em perigo o futuro do planeta visto que saqueiam um ecossistema precioso.

Os observadores dos acontecimentos atuais na Amazônia estão preocupados principalmente por causa da barragem de Belo Monte, apresentada como protótipo, como modelo para inúmeros outros projetos tão prejudiciais quanto ela. Embora ainda não concluída, esta obra no centro da floresta amazônica já provocou danos ambientais e humanos desastrosos, como o deslocamento de mais de 16 000 indígenas.

Ouvimos o discurso de Vossa Santidade, em 5 de junho, durante a Audiência Geral na Praça de São Pedro. Lembramos desta frase: “Alguém morre não é novidade, as bolsas caem dez pontos, é tragédia!” Os povos indígenas do Xingu,  regiões da Amazônia e de outras regioes do pais,  estão morrendo diante dos nossos olhos, aos poucos, diante da indiferença quase geral. Vossa Santidade pode ajudar a quebrar esse muro da indiferença que os poderosos ergueram em torno deles.

Como Vossa Santidade sabe, a preservação da floresta amazônica - o pulmão verde do nosso planeta - é vital para todos os habitantes da Terra, não apenas para o povo Kayapó. De certa forma, o futuro de todos nós depende dessa parte do mundo, tanto da preservação do meio-ambiente como da diversidade das culturas do mundo.

Por todas estas razões, Santíssimo Padre, ficaríamos extremamente honrados se Vossa Santidade pudesse dar uma resposta favorável ao nosso pedido.

Temos a honra de ser, com o maior respeito, o mais humilde e obediente servo de Vossa Santidade.

Queriamos aceitar, Vossa Santidade, a expressão de nossos profundo respeito.

 

Patxon Metuktire
Alvaro Tukano
Haru Kuntanawa - Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá - ACRE
Raoni Brás Vieira - Pataxó Hã Hã Nhe - BA
Lindomar Terena - APIB
Renato Tupiniquim - APOINME
Valdelice Verón-Kaiowa-Atygwasu - Grande assembléa do povo Kaiowa e Guarani - MS
Osmar Veríssimo-Guarani
Shaneihu Yawanawá - ACRE
Evanildo Kariri Xoco
Almerinda Ramos de Lima - Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro
Romanci Gentil Crétã - PR

Date : 22/07/2013

Retorno