Belo Monte :
petição do Cacique Raoni

A floresta amazônica

Na América do Sul, a bacia amazônica se estende por 7,3 milhões de km². A floresta possui cerca de 6 milhões de km² e se estende por nove países, essencialmente o Brasil (com 60% da floresta), mas também Equador, Colômbia, Venezuela, França (com o departamento francês da Guiana Francesa), Suriname, Guiana, Bolívia e Peru. Situada na região Equatorial, a Amazônia possui um clima quente e úmido que a identifica como uma floresta tropical densa. A Amazônia é uma das principais fontes de oxigênio do planeta.

Maior rio do mundo, por seu fluxo (de 70 000 a 280 000 m/3 por segundo durante a cheia), o rio Amazonas (7 025 km da sua nascente em Apurimac, no Andes, até desaguar no Atlântico e possui mais de 10 km de largura no seu curso interior) é navegável até Manaus. O Amazonas e seus afluentes [rio Negro, Japurá, Purús, Madeira, Tapajós, Xingu, Araguaia, Tocantins...] drenam a Amazônia, que se estende dos planaltos da Guiana, ao norte, do canal dos Andes a oeste e do planalto brasileiro ao sul.

Em dez anos, a floresta Amazônica teve 500 000 km (aproximadamente a superfície total da França) de área devastada, a maior parte foi perdida para ser transformada em pasto para gado ou plantações de soja. Em termos de superfície, a floresta Amazônica tem sido vítima anualmente do maior desmatamento do planeta.