Belo Monte :
petição do Cacique Raoni

Hoje 502905 assinaturas.


Notícias da atualidade

Presidente da Funai concordará com mudanças para não deixar o cargo.

Presidente da Funai concordará com mudanças para não deixar o cargo.

O cacique Raoni com a presidente da Funai, Marta Azevedo - Foto de Elza Fiúza, da Agência Brasil.

Fonte : Questão Indigena
O Jornal Folha de São Paulo acaba de informar que presidente da Funai, Marta Azevedo, disse que não pedirá demissão do cargo. Segundo a assessoria de imprensa da Funai, Marta Azevedo deve divulgar uma nota na qual anunciará sua concordância com a decisão do governo de dividir os poderes da Funai no processo de demarcação de terras indígenas com as pastas de Agricultura e das Cidades. A nota é uma atitude desesperada de Marta Azevedo de encerrar a polêmica e se manter no cargo. Há setores do governo, porém, que dão a saída como iminente.

Marta Azevedo, que ocupa a presidência da Funai desde 2012, vem recebendo críticas não apenas de representantes do setor agropecuária, mas também do Governo e até de antropólogos. A ministra da Casa Civil afirmou em audiência pública na Câmara dos deputados que "a Funai não está preparada, não tem critérios claros para fazer gestão de conflito, não tem capacidade para mediação". Já o antropólogos Mércio Gomes, que presidiu a Funai de 2003 a 2007, disse que Marta "é uma excelente antropóloga, mas nesse modelo não sei o que ela está fazendo na Funai".

Até o momento, Azevedo não se manifestou oficialmente sobre as críticas da Casa Civil ao processo de demarcação de terras indígenas que hoje é atribuição exclusiva da Funai, apesar de vários pedidos de entrevista. O Ministro da Justiça recomendou que Marta evite a polêmica não se manifestando sobre o assunto.


© Questão Indigena : artigo original

Date : 10/05/2013

Retorno