Belo Monte :
petição do Cacique Raoni

Hoje 502905 assinaturas.


Notícias da atualidade

CRONOLOGIA DOS ENCONTROS DIPLOMÁTICOS DO CACIQUE RAONI NA FRANÇA

CRONOLOGIA DOS ENCONTROS DIPLOMÁTICOS DO CACIQUE RAONI NA FRANÇA

O cacique Raoni e o presidente do Senado francês Jean-Pierre Bel em Paris, no dia 6 de dezembro de 2012.

"URGÊNCIA AMAZÔNIA", uma campanha da associação francêsa Planète Amazone, em parceria com o Instituto Raoni 
No dia 29 de novembro de 2012, o cacique Raoni Metuktire, o cacique Megaron Txucarramãe e Bemoro Metuktire, três grandes represententes indígenas do Brasil (do povo Kayapó) de três gerações diferentes, foram recebidos pelo presidente francês da República, na companhia de Nicolas Hulot e Gert-Peter Bruch (presidente de Planète Amazone). François Hollande é desta forma o terceiro presidente francês, depois de François Mitterrand e de Jacques Chirac, que recebeu o grande cacique indígena no palacio do Eliseu. Uma oportunidade para lembrar aqui quase um quarto de século de encontros diplomáticos entre as altas autoridades francesas e o mais famoso porta-voz indígena do planeta.

Durante este primeiro encontro que reata a relação cortada pela presidência Sarkozy, varios documentos foram entregues ao presidente, dentre dos quais uma declaração comum dos povos indígenas da Amazônia elaborada durante a cúpula Rio+20 em junho de 2012 e destinada aos chefes de estados presentes. Eis a introdução :

« Nós, mais de 1.800 lideranças, representantes de povos e organizações indígenas presentes, APIB – Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (COIAB, APOINME, ARPINSUL, ARPINSUDESTE, povos indígenas do Mato Grosso do Sul e ATY GUASU), COICA – Coordenadora de Organizações Indígenas da Bacia Amazônica, CAOI – Coordenadora Andina de Organizações Indígenas, CICA – Conselho Indígena da América Central, e CCNAGUA – Conselho Continental da Nação Guarani e representantes de outras partes do mundo, nos reunimos no IX Acampamento Terra Livre, por ocasião da Cúpula dos Povos, encontro paralelo de organizações e movimentos sociais, face à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

Depois de intensos debates e discussões realizados no período de 15 a 22 de Junho sobre os distintos problemas que nos afetam, como expressão da violação dos direitos fundamentais e coletivos de nossos povos, vimos em uma só voz expressar perante os governos, corporações e a sociedade como um todo o nosso grito de indignação e repúdio frente às graves crises que se abatem sobre todo o planeta e a humanidade (crises financeira, ambiental, energética, alimentar e social), em decorrência do modelo neo-desenvolvimentista e depredador que aprofunda o processo de mercantilização e financeirização da vida e da Mãe Natureza (...) »

Lea mais

»--§--«

____________

 

CACIQUE RAONI : conferência de imprensa "URGÊNCIA AMAZÔNIA" - episodio 8
- Paris, Grenier des grands Augustins (atelier Picasso), 30/11/2012 -
intervenção do Cacique Megaron Txucarramãe, líder Kayapó
 


Uma realização de James Amon para Amonimage Productions
Foco : James Amon,  Christophe Chauprade, Christophe Palluel, Mathieu Roger.

______________________

"URGÊNCIA AMAZÔNIA", participantes da conferência de imprensa  do 30 novembro de 2012 no Grenier des Grands Augustins (Atelier Picasso), Paris : Raoni Metuktire, Megaron Txucarramãe, Bemoro Metuktire, Nicolas Hulot, Gert-Peter Bruch (Planète Amazone), Philippe Desbrosses (Intelligence Verte), Jan Kounen, Frédéric Amiel (Greenpeace France), Ronak Monabay (Les Amis de la Terre) / Tradutores : Arkan Simaan, Marcia Bechara e Cécilia Gutel.


 

Trechos extraidos da pasta de imprensa da campanha "URGÊNCIA AMAZÔNIA" :

 

»--§--«  

 

Cronologia dos encontros diplomáticos do Cacique Raoni na França

 

 

Figura emblemática da luta pela preservação da floresta amazônica e de seus povos indígenas, o Cacique Raoni Metuktire tem relações privilegiadas com as altas autoridades francesas há quase um quarto de século.

  • 1989, 11 de abril : O presidente francês François Mitterrand é o primeiro chefe de estado a receber o Cacique Raoni na presença do cantor Sting, apesar das pressões diplomáticas do governo brasileiro (sob a presidencia de José Sarney). É a primeira vez que o Cacique Raoni viaja fora do Brasil. Seu projeto, aprovado timidamente pelo presidente Sarney sob a pressão midiática, consiste em recolher fundos internacionais para a demarcação dos territórios ainda não protegidos do povo Kayapó, que, junto com outras reservas já constituidas na região do Xingu (Mato Grosso) formarão a maior reserva de floresta tropical do mundo (184 000 km²). O Cacique Raoni pede ao presidente francês uma ajuda para salvar sua terra e as dos outros povos indígenas da Amazônia. O chefe de estado francês promete ao Cacique de “fazer tudo para ajudar”. Ele defenderá sua causa junto aos outros países do G7.

    No dia 13 de abril de 1989, o Cacique Raoni é também recebido por Brice Lalonde, secretario de estado do meio ambiente, e por Jacques Chirac, prefeito de Paris.

    O encontro concedido pelo presidente Mitterrand abra as portas para os outros governos de cada um dos países que ele visita durante esta primeira campanha internacional de sensibilização. Foi um imenso sucesso popular que permitiu ao Cacique Raoni de lançar seu apelo sobre o tema da proteção da floresta amazonica e de seus povos em diversos países : França, Bélgica, Suissa, Italia, Inglaterra, Dinamarca, Suecia, Hollanda, Alemanha, Noruega, Espanha, Esatados Unidos, Japão, Australia e Brasil.

  • 1990, 9-11 de julho : depois da cúpula do G7 de Houston e sob o impulso , dentre outros, do chanceler alemão Helmut Kohl e do presidente francês Mitterrand, é criado, sob forma de parceria entre o governo brasileiro, a sociedade civil brasileiro e a comunidade internacional, o programa piloto de proteção das florestas tropicais do Brasil, ou PPG-7. A demarcação de Terras Indígenas na Amazonia Brasileira é integrada no sob-projeto PPTAL. No final do programa, 70 territórios foram identificados e outros 115 demarcados, estas zonas protegidas representam cerca de 40 milhões de hectares.

    O programa é iniciado em junho de 1992 durante a Cúpula da Terra no Rio de Janeiro e os primeiros projetos foram aprovados em 1994. Em outubro de 2005, as promessas de financiamento chegam a mais de 350 milhões de euro, cujo 85% são provenientes de parceiros comunitários (a Comunidade Europeia - 65 milhões de euro- a Alemanha, o Reino Unido, a Hollanda, a Italia e a França). O PPG-7 é o maior programa de cooperação internacional que luta contra um problema ambiental de dimansão planetária.

  • 2000, 9 de maio : O presidente francês Jacques Chirac recebe o Cacique Raoni no palacio do Eliseu (sede do governo francês). Ele dá o apoio da França ao projeto de Instituto raoni. Uma iniciativa visando a dar aos povos do Xingu os meios de preservar, a longo prazo e de maneira autonoma, os territórios indígenas unificados graças á campanha de 1989, porém, submetidos ás invasões ilegais apesar de suas demracações.

    No dia 5 de maio deste ano, o Cacique Raoni é recebido pelo ministro da ecologia Dominique Voynet.

    Jacques Chirac apoia a causa do Cacique Raoni na Cúpula do G8 em Okinawa (21-23 de julho de 2000). Ele intervem também na União Europeia em favor do que ele apresenta como “um projeto importante para a preservação da floresta amzônica”.

  • 2001, 7 de junho : o Cacique Raoni é recebido pelo presidente francês Jacques Chirac no palacio do Eliseu para a apresentação oficial do estudo sobre o Instituto Raoni. O chefe de estado faz a promoção do novo projeto do Cacique Raoni na Cúpula do G8 de Genove (20-22 de julho de 2001).

  • 2002, 26 de novembro : o Cacique Raoni é recebido por Renaud Muselier, secretario de estado aos assuntos exteriores. O encontro trata da situação do Instituto Raoni e de seus projetos de desenvolvimento. O senhor Muselier anuncia que a França continuará a dar um apoio tecnico ao Instituto depois de ter financiado o estudo de viabilidade.

  • 2009, 7 de setembro : o presidente francês Nicolas Sarkozi encontra com o Cacique Raoni na embaixada da França em Brasilia. O chefe kayapó anuncia sua intenção de lançar na primavera de 2010 uma nova campanha de sensibilização na França sobre as invasões sofridas pelos territórios de seu povo. Nicolas Sarkozi promete de receber Raoni na França e de lhe dar seu apoio.

  • 2010, maio : o Cacique Raoni esta em Paris para sensibilizar a opinião sobre as invasões de suas terras e a construção da barragem de Belo Monte. Um encontro com o presidente Sarkozi está prevista. Representando os mais importantes povos do Xingu, o Cacique Raoni deve pedir ao chefe de estado francês seu apoio e dar uma mensagem. ele quer também relançar seu projeto de Instituto Raoni. Anunciado pelos grandes veiculos midiáticos, o encontro finalemente não ocorreu.

    Jacques Chirac dá seu apoio ao seu amigo o Cacique Raoni e patrocina o Instituto atraves de sua fundação Chirac. O Cacique encontra também Alain Juppé, prefeito de Bordeaux.

  • 2012, 29 de novembro : o Cacique Raoni é recebido no Eliseu pelo presidente francês François Hollande, junto com dois outros representantes do povo Kayapó. A declaração do “Acampamento Terra Livre”, redigida por representantes indígenas oriundos de todos os países amazonicos durante a Cúpula do Povos em margem de Rio+20, é entregue ao presidente que se compromete a entregar uma cópia á presidente brasileira Dilma Roussef durante sua visita oficial em Paris, 10 dias mais tarde. O Cacique Raoni pede o apoio da França para proteger os territórios Kayapó ameaçados.

    No dia 30 de novembre é lançada oficialmente em Paris a campanha “URGÊNCIA AMAZÔNIA”, a última campanha de sensibilização na Europa do Cacique Raoni, sob forma de um balanço quase um quarto de século apos seu primeiro apelo internacional. O Cacique Raoni anuncia que seu sobrinho Megaron Txucarramãe e seu sobrinho neto Bemoro Metuktire, perseguirão suas missões em favor da preservação da floresta amazonica.

    A comitiva do Cacique Raoni é recebida no dia 6 de dezembro por Jean-Pierre Bel, presidente do senado francês.

- Traduzido por Chico Libri -

»--§--«

 

 

Leiam também nossos artigos de atualidade :


DECLARAÇÃO INDIGENA DO BRASIL RIO+20 - ACAMPAMENTO TERRA LIVRE (ATL) 

Presidente francês recebe o líder indígena Raoni

Hollande recebe indígena brasileiro para tratar sobre Amazônia 

 

_________ 

* Planète Amazone, associação que se dedica à proteção das florestas tropicais et dos seus povos, repercutindo na Europa e em todo o mundo, a luta do Cacique Raoni através do seu site oficial (que administra) e através de ações orientadas.  

Date : 07/03/2013

Retorno