Belo Monte :
petição do Cacique Raoni

Hoje 502905 assinaturas.


Notícias da atualidade

"URGÊNCIA AMAZÔNIA" : POR QUE A EUROPA ?

O Cacique Megaron Txucarramae mostra o mapa do território Kayapó © John Van Hasselt

"URGÊNCIA AMAZÔNIA", uma campanha da associação francêsa Planète Amazone, em parceria com o Instituto Raoni 
Se o Cacique Raoni escolheu vir mais uma vez na Europa seis meses depois do Rio +20, foi por várias razões. Uma delas é que graças ao apoio inicial do continente europeu e, particularmente, ao apoio de Chefes de Estado como François Mitterand e Jacques Chirac, que seu povo conseguiu demarcar e proteger grande parte de seu território. Assim, o Cacique Raoni e sua comitiva retornam à Europa para completar essa demarcação que continua sendo a sua grande preocupação, uma vez que o desmatamento está agora atingindo as delimitações de terras indígenas.

 

»--§--«

____________

CACIQUE RAONI : conferência de imprensa "URGÊNCIA AMAZÔNIA" - episodio 3
- Paris, Grenier des grands Augustins (atelier Picasso), 30/11/2012 -
Intervenção do Cacique Raoni Metuktire, chefe supremo do povo Kayapó.


Uma realização de James Amon para Amonimage Productions
Foco : James Amon,  Christophe Chauprade, Christophe Palluel, Mathieu Roger.

______________________ 

"URGÊNCIA AMAZÔNIA", participantes da conferência de imprensa  do 30 novembro de 2012 no Grenier des Grands Augustins (Atelier Picasso), Paris : Raoni Metuktire, Megaron Txucarramãe, Bemoro Metuktire, Nicolas Hulot, Gert-Peter Bruch (Planète Amazone), Philippe Desbrosses (Intelligence Verte), Jan Kounen, Frédéric Amiel (Greenpeace France), Ronak Monabay (Les Amis de la Terre) / Tradutores : Arkan Simaan, Marcia Bechara e Cécilia Gutel.

»--§--«

Video : texto da intervenção na conferência de imprensa “Urgência Amazônia”
de Gert-Peter Bruch (Planète Amazone)

“O Cacique Megaron está me pedindo para mostrar o mapa, então vou mostrar a vocês o mapa do território Kayapó e especialmente a zona que ele tenta que seja demarcada.”

“Uma pequena precisão sobre este mapa: ele é antigo, tem quatro anos… então tem bem mais desmatamento do que o mostrado, nós acabamos de sobrevoar a área para irmos buscar o Cacique Raoni e o que dizia o Cacique Megaron em relação ao desmatamento, infelizmente hoje constatamos que as áreas que eles conseguiram proteger é tudo o que resta. Assim compreendemos a necessidade absoluta, de demarcar imperativamente essa parte que não é protegida e que dá acesso ao rio.”

 

»--§--«


Trechos extraidos da pasta de imprensa da campanha "URGÊNCIA AMAZÔNIA" :

 

»--§--«

 

"Urgência Amazônia" : Por que a Europa?

 

Em abril de 1989, o Cacique Raoni sai do Brasil pela primeira vez e dá início em Paris a uma campanha internacional (17 países em 60 dias) para lançar um grito de alarme contra o desmatamento. Transmitida por vários meios de comunicação, esta campanha contribuirá a despertar consciências: o desmatamento não destrui somente as últimas tribos indígenas, mas põe em risco o futuro de todos nós. O Cacique Raoni sempre recebeu um apoio favorável na Europa e o apoio de Chefes de Estado e soberanos: os presidentes franceses François Mitterand e Jacques Chirac, o rei da Espanha Juan Carlos, o Príncipe Charles, Sua Santidade o Papa João Paulo II…

A Europa também foi escolhida por essa campanha em razão da sua participação ativa no desmatamento da Amazônia: o consumo indiscriminado e o envolvimento de empresas européias em projetos devastadores para o meio ambiente e para os direitos humanos.

 

A Amazônia, uma máquina de fazer dinheiro: o exemplo francês

A companhia francesa Alstom é a maior construtora mundial de grandes barragens. O Estado francês deteve até 21% do seu capital, até parte das ações serem compradas em 2006 pelo grupo Bouygues.

Paralelamente, GDF Suez é acionista em 50, 1% na construção da barragem do Jiraú e ocupa hoje o ranking de primeira produtora privada em eletricidade no Brasil, através da exploração de 21 centrais, entre elas 13 hidroelétricas. Jiraú é o segundo maior programa hidroelétrico em andamento das Américas, atrás somente do programa de Belo Monte. O Estado francês é acionista em 36% das ações daGDF Suez, empresa esta que foi nomeada pela sua participação na construção da barragem Jiraú na Public Eye Awards 2010, consagrando-a como sendo a mais irresponsável em matéria de meio ambiente.

E ainda: outra empresa francesa interessada pelos investimentos no Brasil, EDF, cujo Estado é acionista em 85%, disse ter estudos em andamento para a construção de mais barragens hidroelétricas no Brasil.

As empresas francesa envolvidas nestes projetos industriais desacreditados, não respeitam seus próprios códigos de ética ao colaborarem com o Brasil. Elas são cúmplices da violação denunciada pelas mais importantes instituições internacionais. Elas colocam a França em contradição direta em relação ao seu engajamento assumido durante a Cúpula da Terra em Joanesburgo, mas também com as diretrizes acordadas no seio da Comissão Mundial de Barragens. O Cacique Raoni Metuktire (nome kayapó: Ropni Metyktire), é um dos grandes chefes do povo Kayapó (etnia Metuktire), e vive no coração de uma reserva protegida no território brasileiro.


- Traduzido por Bruna Dildeberg -

 

   _________   

* Planète Amazone, associação que se dedica à proteção das florestas tropicais et dos seus povos, repercutindo na Europa e em todo o mundo, a luta do Cacique Raoni através do seu site oficial (que administra) e através de ações orientadas.  

 

Date : 14/02/2013

Retorno