Belo Monte :
petição do Cacique Raoni

Hoje 502905 assinaturas.


Notícias da atualidade

CAMPANHA “URGÊNCIA AMAZÔNIA” EUROPA 2012 – Planète Amazone (Planeta Amazônia) agradeçe as ONGs parceiras

CAMPANHA “URGÊNCIA AMAZÔNIA” EUROPA 2012 – Planète Amazone (Planeta Amazônia) agradeçe as ONGs parceiras

Les Caciques Megaron et Raoni entourant Nicolas Hulot, président de la Fondation qui porte son nom - © John Van Hasselt

Em parceria com o Instituto Raoni e outras ONGs, e depois da contestável Cúpula da Terra  Rio+20, Planète Amazone elaborou e lançou a operação “Urgência Amazônia”. A primeira ação desta operação, que deve continuar em 2013, foi uma campanha de sensibilização, de ações e de lobbying na escala européia que ocorreu do 28 de novembro ao 16 de dezembro de 2012, com a presença do cacique Raoni e de sua comitiva constituida por seu sucessor e sobrinho megaron Txucarramae e de um jovem líder do povo Kayapó, Bemoro Metuktire. 

A campanha européia “Emergência Amazônia” deu a oportunidade ao famoso defensor da floresta amazonica e a seus amigos de midiatizar sua mensagem a travez de varios apelos, de encontrar altos responsáveis europeus, de arrecadar a soma necessária a construição de uma aldeia para securizar um território indígena vítima de invasões, de informar o público sobre a participação de cada um pelo seu consumo neste drama do desmatamento, de apontar as empresas euopéias envolvidas na construição de Belo Monte ou de outros empreendimentos similares, e de preparar outras ações futuras.

Ao longo desta campanha densa e rica em encontros e eventos, nos pudemos avaliar o quanto resta a fazer para que possamos encontrar soluções a este assunto que é no entanto um dos grandes desafios do século e do milenio. Varios orgões de imprensa preferiram focalizar sobre a atualidade política européia em vez de encontrar o cacique Raoni. Os dirigentes europeus foram numerosos a evitar o encontro com este Mandela amazonico embaraçoso, mas aqueles que o fizeram escutaram e se comprometeram. Nós ficaremos atentos e cobraremos para que suas promessas sejam cumpridas, isto também é nosso papel.

Por que estes encontros puderam ocorrer, por que vocês se mobilizaram para apoiar a luta do cacique Raoni e por que vocês permitiram a concretização do projeto de segurança  do território de Kapot Ninhore, acreditamos que o balanço desta campanha é positivo e nos permite ter esperança.

Foi preciso muita perseverância e energia para nosso pequeno time para realizar este ambicioso projeto, as vezes no limite da ruptura. Nós aguentamos e conseguimos este sucesso graças aos numerosos apoios recebidos. Hoje, nós agradecemos calorosamente esta confiança e este  engajamento.

______________________________

 

“URGÊNCIA AMAZÔNIA”, EUROPA 2012 : As ONGs parceiras

 

Instituto Raoni : Planète Amazone é parceira oficial do Instituto Raoni, ONG brasileira do povo kayapo, cujo presidente é o cacique Raoni.  Foi depois da Rio+20, onde acompanhamos Raoni e contribuimos a midiatizar suas ações, que imaginamos a operação “Emergência Amazônia” e organizamos uma viagem na Europa antes do final de 2012. Agradecemos o cacique Raoni pela honra de manifestar sua confiança. Agradecemos também Megaron Txucarramae pelos riscos que ele enfrentou para ir na Europa, apesar das ameaças do ministro da justiça brasileiro. Agradecemos Edson Araceli Santini, administrador do Instituto, Karina Tynh Oliveira, Mayalú Txucarramae, Bemoro Metuktire, Pitu Yaro e Patxon Metuktire.

 

A Fondation Nicolas Hulot pour la Nature et l'Homme (Fundação Nicolas Hulot para a Natureza a o Homem) : se deu, desde a sua criação em 1990, como objetivo de modificar os comportamentos individuais e coletivos para preservar nosso planeta.  A Fundação usa de todos os recursos que ela dispõe para iniciar uma nova forma de sociedade baseada na tomada de conciência da interdependência dos humanos e de todos os seres vivos. Nós agradecemos a Fundação por sua implicação no preparo, na midiatização e na concretizaçaõ da campanha “Emergeência Amazônia”, particularmente para a etapa francesa.  Sua contribuição é valiosa e indissociável do sucesso deste projeto.

 

Amazon Watch : é uma ONG estadunidense que trabalha para proteger a floresta amazonica e os direitos das populações indígenas da bacia amazonica. Agradecemos em particular Christian Poirier por suas traduções de documentos preparatórios, seus conselhos judiciosos, sua atuação e sua pericia para a etapa suiça durante encontros cruciais. Agradecemos tanbém Amazon Watch para sua participação ao clipe de Planéte Amazone realizado por Jan Kounen.

 

A Société pour les peuples menacés (SPM) Suisse (Sociedade para os povos ameaçados (SPM) Suiça) : é uma associação fundada  em 20 de maio de 1989 por Göpf Berweger e Bernhard Pulver. Esta associação tem mais de 14000 membros. Trata-se de nossa segunda colaboração depois da organização comuna da vinda do cacique Raoni em Genebra em setembro de 2011 com os membros fundadores de Planète amazone. Agradecimento á Christoph Wiedmer que, apesar de uma agenda carregada, conseguiu finalizar encontros importantíssimos, organizar uma conferência  de imprensa de grande qualidade (transmitida ao vivo na web) e contribuiu amplamente a fazer da etapa suiça um verdadeiro sucesso.

 

O Netherlands Centre for Indigenous Peoples ((centro holandês para os povos indígenas)- NCIV) : é uma ONG qui assegura a promoção, o reconhecimento e a proteção dos direitos dos povos indígenas. O cacique Raoni não tinha ido na Holanda desde sua volta ao mundo com o cantor Sting em 1989. Agradecemos Peter Jorna e sua equipe por ter organizado em Haia um encontro com a ministra das relações exteriores e em Amsterdam um confronto com um representante da sociedade Arcadis, envolvida no projeto de barragem de Belo Monte... Sem esquecer este momento surpreendente com um representante indígenas das ilhas Molucas.

 

The Environmentalists e Robin Wood : estas duas ONGs alemãs preocupadas com a destruição do meio ambiente na escala planetária se associaram a Planète Amazone para preparar a vinda da comitiva do cacique Raoni em Berlim. Fazemos questão de ressaltar a energia dispensada por Maik Schaffer e Boris Jarosh (The Environmentalists) para organizar varios encontros midiaticos na capital da primeira potencia europeia. A delegaçaõ kayapo e a equipe de Planète Amazone queriam fazer desta últimas etapa a apoteose da campanha, é foi então com muito pesar que a decisão de cancelar esta etapa foi tomada na útlima hora, por causa dos riscos a saúde de Raoni que ela representava.

 


- Traduzido por Chico Libri -

Date : 31/01/2013

Retorno