Belo Monte :
petição do Cacique Raoni

Hoje 502905 assinaturas.


Notícias da atualidade

Após ordem judicial, empresa paralisa obras da hidrelétrica de Belo Monte

Após ordem judicial, empresa paralisa obras da hidrelétrica de Belo Monte

Source : Folha de S.Paulo (http://www1.folha.uol.com.brL)
As obras da hidrelétrica de Belo Monte, projeto prioritário do governo federal em construção na região de Altamira (a 900 km de Belém, no Pará), serão paralisadas a partir desta quinta-feira (23), em cumprimento a uma decisão judicial do TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região).

A Norte Energia, empresa responsável por Belo Monte, foi notificada hoje da decisão e diz que "está suspendendo a execução das obras civis da UHE Belo Monte".

O CCBM (Consórcio Construtor de Belo Monte), contratado pela Norte Energia para realizar as obras, foi informado da notificação por volta das 13h e já está avisando os responsáveis pelos canteiros sobre a paralisação.

A Justiça decidiu, no último dia 13, que a autorização para as obras dada pelo Congresso Nacional foi ilegal, por não ter havido consulta aos índios da região afetada pela hidrelétrica. A decisão foi publicada hoje no "Diário Oficial". As obras seguiam normalmente durante a manhã. Após a notificação, serão paralisadas por tempo indeterminado.

A Norte Energia diz, em nota divulgada pela assessoria de imprensa, que "está adotando todas as medidas cabíveis para reverter aquela decisão, com o objetivo de que as atividades suspensas voltem à normalidade com menor tempo possível".

Ainda não estão definidas as consequências da paralisação. A empresa havia afirmado, na semana passada, que poderia dispensar os empregados (cerca de 20 mil, incluindo os terceirizados) e que pararia de realizar as obras de contrapartida nos municípios afetados. Questionada hoje, a Norte Energia afirmou que tudo está sendo discutido internamente.

O cronograma da hidrelétrica de Belo Monte previa o início da geração de energia para 2015 e a conclusão da obra em 2019. A paralisação pode afetar a previsão.

Uma das principais preocupações da empresa é perder o período de estiagem, que vai até dezembro e facilita o andamento das obras.

Belo Monte está orçada em R$ 25 bilhões e, quando pronta, será a terceira maior hidrelétrica do mundo.

 


© Folha de S. Paulo - Aguirre Talento (Belem)

Date : 24/08/2012

Retorno