Belo Monte :
petição do Cacique Raoni

Hoje 502905 assinaturas.


Notícias da atualidade

Invalidação do licenciamento da obra de Belo Monte, a reação de um guerreiro do Cacique Raoni

Invalidação do licenciamento da obra de Belo Monte, a reação de um guerreiro do Cacique Raoni

Num julgamento considerado histórico, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) se baseou na violação da Convenção 169 da OIT (organização Internacional do Trabalho) pelo não comprimento da obrigação de consulta previa dos povos indígenas afetados pelo projeto para invalidar, nesta terça feira 14 de agosto de 2012, o licenciamento da obra pelo IBAMA em junho de 2011. O Ministério Público Federal tambem suspendeu as obras da barragem de Teles Pires. Este julgamento representa esperança para todos os ativistas mobilizados há anos contra estes projetos e principalmente Belo Monte.
Mesmo sabendo que a Norte Energia certamente vai recorrer, é uma grande vitória para os povos indígenas opostos ao projeto, principalmente para o Cacique Raoni que combateu sem descanso Belo Monte desde a reativação do projeto. Durante a recente Cúpula de Rio+20, o cacique Raoni afirmou sem parar sua oposição á Belo Monte nas mídias do mundo inteiro. Seus guerreiros estavam juntos com ele.
Propomos hoje o testemunho de um deles, Patxon Metuktire.


Mais um capitulo de Belo Monte.

« O TRF1 determinou a paralisação desta obra que é uma obra importante para o governo en classe industrial mineradora e classe empresarial. Ai alguns pensarão que a obra está parada ou que vai ser paralisada. Isso não é verdade.

Participei a uma audiência publica sobre Belo Monte no Senado Federal junto com Senadores da Comissão de Direitos Humanos do Senado. Atentamente entendi que esses órgãos como MPF e TRF e os demais órgãos jurídicos não agem para que uma obra não seja concluída, mas sim que sejam cumpridas as condicionantes estabelecidas pelo IBAMA e de mais órgãos públicos que também fiscalizam os processos de implantação das obras.

Por isso parentes não nos deixem iludir pois essa obra não vai parar. Estou convencido que a vitória que aqueles que lutam contra Belo Monte tiveram foi de ter lutado lá na área, foi o que fez parar a obra. A incansavel luta de verdadeiros guerreiros resultou porque obrigou o governo a procurar meios para fazer suas obras, esses meios sao demarcações das terras, que é a principal medida.

Neste pais a mídia precisa ser atraída, é preciso fugir da audiencia de ilusões e solidões como novelas e demais programas de autopromoção dos profissionais da mídia para focar as câmeras para uma realidade que està acontecendo no nosso pais BRASIL. Tal realidade como o desrespeito para com os povos indigenas e demais segmentos sociais.

Nos kaiapó do MT não temos rabo preso com ELETRONORTE, ELETROBRÁS, GOVERNO FEDERAL e nem com a FUNAI. Por isso por aqui seguimos contra qualquer obra que prejudica o bem estar dos povos indígenas, seguimos lutando contra impactos ambientais e sócio culturais que qualquer povo indigena venha sofrer por chegada de pecuaristas, agropecuaristas, monoculturas,fazendeiros, garimpeiros e obras hidreletricas como BELO MONTE.

Sinto vergonha por saber que povos indígenas em especial KAIAPÓ, estão com opiniões dividas sobre BELO MONTE e suas COMPENSAÇÕES. Por isso alguns aceitam ofertas de dinheiro e demais bens. Param obras em andamentos, fecham BRs e tal. Pra que ? Para negociação. Recomendo a estes que aceitaram para ficarem muito atentos com o que estão fazendo e cobrar armados as compensações que lhe sao garantidos no papel. Vejam pelo menos exemplos de outros empreendimentos e suas compensações como TUCURUI e ITAIPÚ.

Penso que precisamos parar obras e fechar BRs sim mas para exigir demarcação, lutar contra o PEC 215, exclusão de algumas competências da FUNAI como CGE e demais setores de demarcação das terras, portaria da AGU 303. e o mais importante que sao os nossos direitos.

O motor precisa de manutenção, o motor estraga, a gasolina acaba. E posso dizer com toda consciência que o índio precisa mais de terra e do rio e de sua cultura para sobreviver do que esses bens materias poluentes.

Qualquer opinião, sugestão, criticas e ideias estou à disposição para dialogo.

Não paro de chamar os povos indígenas para união. Eu preciso de vocês ! »


PATXON METUKTIRE

Date : 16/08/2012

Retorno