Belo Monte :
petição do Cacique Raoni

Hoje 502905 assinaturas.


Notícias da atualidade

ALERTA VERMELHA NO TERRITÓRIO DO CACIQUE RAONI – apelo á solidariedade

ALERTA VERMELHA NO TERRITÓRIO DO CACIQUE RAONI – apelo á solidariedade

Como o apresentador de televisão francês Nicolas Hulot, oferecer suporte para o Cacique Raoni © G. Bosio/TF1/Ushuaia Nature/Starface

A ONG estadunidense Amazon Watch, o apresentador de televisão francês Nicolas Hulot e a associação Planeta Amazônia (Planète Amazone) juntam seus esforços para atender ao apelo de emergência do cacique Raoni, cujas terras ancestrais estão sendo envadidas de forma cada vez mais agressiva. Um banho de sangue foi evitado por pouco. O líder da luta contra o desmatamento na Amazônia apela á solidariedade para manter uma zona muito ameaçada. um acampamento de 140 indígenas.

AJUDEMOS RAONI AGORA

 


 

Car@s amig@s,

Conhecido no mundo todo por sua luta em favor da floresta amazônica e de seus povos, o cacique kayapó Raoni informou recentemente da situação de invasão de seus territórios. Intrusos armados e ilegais espancaram um indígena e destruiram um veículo pertencente á comunidade. Outros invasores estabeleceram albergues e outros empreendimentos ilegais  nesta mesma área. Há quase vinte anos,  Raoni esta esperando o decreto oficial permitindo a demarcação, isto é, a garantia de segurança, desta área (chamada pelos Kayapós de Kapot Nhinore). Isto foi “esquecido” em 1994  durante um precedente traçado efetuado pelo governo, depois da memorável campanha planetária realizada com o apoio do cantor Sting.

Depois de terem em vão solicitado a arbitragem das autoridades referente aos recentes acontecimentos, os Kayapós decidiram estabelecer um acampamento de cerca de 140 pessoas na área invadida para assegurar a segurança no território. Com esta ação exemplar, eles querem incitar o governo brasileiro a tomar suas responsabilidades  e cumprir seu engajamento de reconhecer legalmente o território Kayapó.

Hoje Raoni e seu povo, enfrentando tambem a construção da usina de Belo Monte, solicitam sua ajuda para financiar  este acampamento altamente simbólico de resistância e alerta, que eles esperam poder sustentar até que o governo expropria os colonos e valida a demarcação de Kapot Nhinore. Sua determinação é total e afirmam que ficarão anos se for preciso.

Suas doações, coletadas pela ONG Amazon Watch em parceria com a associação Planeta Amazônia, permitirão aos 140 guerreiros de Raoni receberem alimentação, remedios, equipamentos de primeira necessidade e de se locomoverem com veículo nesta área isolada para assegurar sua missão de fiscalização.

Nicolas Hulot conhece a ação do cacique Raoni por ter filmado com ele seu último programa Ushuaïa (ainda não publicado), e deseja apoia-lo na sua luta. “O cacique Raoni esta lutando para seu povo, mas tambem incansavel e pacificamente para preservar este patrimônio comum da humanidade do qual todos nós beneficiamos  as vezes sem mesmo saber. As chaves do futuro estão neste insubstituivel reservatório da biodiversidade e de recursos que é a floresta amazônica. Estocando o CO2, a floresta amazônica condiciona nosso destino. Mais ainda, é uma questão de dignidade parar de aniquilar uma das mais belas civilização, a civilização india. Hoje, Raoni precisa de nosso apoio.”  

Agradecendo antecipadamente pela sua genorosidade, convidamos a cliquar no link abaixo e preencher o formulário de doação para que esta operação lançada pelo site Amazon Watch seja um sucesso.



AJUDEMOS RAONI AGORA

Date : 28/02/2012

Retorno